domingo, 21 de agosto de 2011

O Ornitorrinco


Nome científico: Ornithorhynchus anatinus, do grego: ornitho, ave + rhynchus, bico; e do latim: anati, pato + inus, semelhante a: "com bico de ave, semelhante a pato") é um mamífero semiaquático natural da Austrália e Tasmânia. É o único representante vivo da família Ornithorhynchidae, e a única (ª) espécie do gênero Ornithorhynchus (b). Juntamente com as équidnas, formam o grupo dos monotremados, os únicos mamíferos ovíparos existentes. A espécie é monotípica.

O ornitorrinco possui hábito crepuscular e/ou noturno. Carnívoro, alimenta-se de insetos, vermes e crustáceos de água doce. Possui diversas adaptações para a vida em rios e lagoas, entre elas as membranas interdigitais, mais proeminentes nas patas dianteiras. É um animal ovíparo, cuja fêmea põe cerca de dois ovos, que incuba por aproximadamente dez dias num ninho especialmente construído. Os monotremados recém-eclodidos apresentam um dente similar ao das aves (um carúnculo), utilizado na abertura da casca; os adultos não possuem dentes. A fêmea não possui mamas, e o leite é diretamente lambido dos poros e sulcos abdominais. Esporões venenosos nas patas estão presentes nos machos e são utilizados principalmente para defesa territorial e contra predadores.

SOBRE O ORNITORRINCO:

Pesa cerca de 2 quilos e mede cerca de 50 centímetros. Tem um bico semelhante ao de um pato, mas o corpo é desigual.

domingo, 14 de agosto de 2011

O Urso Polar

O urso polar, também conhecido como urso branco, é membro da família Urcídeos. Pelo nome, já da para saber aonde ele vive, mas alguns ursos polares podem ser encontrados na Rússia, no Canadá, na Groelândia e em um arquipélago norueguês chamado Svalbard. Ele é um ótimo nadador e pode percorrer até 80 quilômetros sem descanso. Aqui está a foto de um filhotinho de urso polar:


SOBRE O URSO POLAR:

Os machos pesa cerca de 300 a 400 quilos, é difícil, mas alguns podem chegar a pesar 700 quilos. Eles medem até 3 metros. As fêmeas são em média bem menores, pesando de 200 a 300 quilos e podem medir áté 2,10 metros. Ao nascerem, os filhotes podem chegar a 15 centímetros e pesar de 0,6 a 0,7 quilos.


CURIOSIDADE:

A pelagem dos ursos polares podem parecer brancas, mas são incolor. Quando os raios solares batem em sua pelagem, ela pode adquirir uma coloração branca ou amarelada.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Novo Mamífero Encontrado em São José dos Campos

Na TV Globo está passando uma propaganda do Planeta Vanguarda - em alguns estados não tem Vanguarda, mas sim outros - que em São José dos Campos foi encontrado um novo animal mamífero, com o corpo de um veado e com a cabeça semelhante a de um coelho. Está havendo um concurso cultural: De um nome a esse animal. Confira o regulamento no site.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O Hipopótamo

Estes animais vivem geralmente próximo de rios, onde passam grande parte de seu tempo imersos, pois eles tem uma pele sensível a luz solar. Os hipopótamos são herbívoros e alimentam-se durante a noite da vegetação existente das margens dos rios que habitam, mas há indícios de canibalismo de machos adultos com filhotes. Os hipopótamos ficam preguiçosos na terra, mas ainda podem atingir a velocidade de 50 quilômetros por hora. Na água são rápidos e mostram diversas adaptações em sua existência, na maior parte aquática. O único predador dos hipopótamos são os leões que os caçam em bandos.



SOBRE O HIPOPÓTAMO:

Um macho pode medir quatro metros e chegar a pesar 3.500 quilos. Eles tem uma mordida extremamente forte em torno de 810 quilos, mais do dobro da mordida de um leão.

Ditados Populares e Provérbios Sobre o Macaco

"Macaco velho não mete a mão em cumbuca."
"Macaco velho não aprende arte nova."
"Macaco que pula muito leva chumbo."
"A brincar, a brincar, vai o macaco à banana."
"Quando a árvore cai, os macacos se dispersam."
"Macaco gordo não pula em galho seco."
"Macaco não enjeita banana."
"Macaco não olha para o próprio rabo."
"Macaco, quando acha galho, trepa e balança."
"Macacos me mordam!"
"Vá pentear macaco!"
"Pagando mico."
"Muita gente se admira do macaco andar de pé, o macaco já foi gente pode andar como quiser."
"Cada macaco no seu galho!"

domingo, 7 de agosto de 2011

O Orangotango



O nome científico do orangotango: Pongo Pygmaeus. Ele vive nas florestas mais baixas, próximas ao nível do mar.A fêmea pesa cerca de 65 kg e o macho até144 kg. As fêmeas tem um filhote por gestação, mas é muito raro ela ter gemêos.

Bem característico do orangotango mais velho, é o acúmulo de tecido adiposo em volta da face, formando grandes bochechas. É um animal solitário, de hábitos diurnos. Constrói grandes plataformas de vegetação no alto das árvores, que servem de abrigo. Às vezes, para se proteger do sol ou da chuva, ele segura um galho repleto de folhas, acima da sua cabeça. Como os gibões, ele se movimenta entre as árvores, pendurando-se com as mãos e saltando de galho em galho. Sua dieta é principalmente frugívora, composta de figos silvestres, mas pode eventualmente incluir outros tipos de vegetação, insetos e talvez pequenos vertebrados e ovos de pássaros. Machos e fêmeas se encontram apenas para acasalar.


SOBRE O ORANGOTANGO:

A fêmea pesa cerca de 65kg e o macho até144kg. Mede de 1,25 a 1,50 metro. Seus longos braços, quando estendidos podem alcançar 2,50 metros de envergadura. Vive até 40 anos em cativeiro.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O Macaco

A maioria dos mamacos vive em países quentes, alimentando-se de frutas e de sementes. São geralmente animais sociáveis. No sentido amplo, os chamados "grandes macacos" (bonobo, chimpanzé, gibão, gorila e orangotango) são atualmente os animais mais próximos do homem, pertencentes à família dos hominídeos. O macaco prego: atinge no máximo 60 centímetros de comprimento e chega a pesar 3,5 quilos. O macaco barrigudo: é um animal onívoro apesar do macaco ser herbívoro. Ele chega a viver 24 anos. O macaco mono carvoeiro: Os machos chegam a pesar 15 quilos. Ele é um primata encontrado na mata-atlântica. Seu tamanho máximo é 1,5 metros e chegam a pesar 11 quilos, chegam a viver de 20 a 25 anos. O macaco aranha: O macaco aranha adulto pode chegar 65 centímetros de altura e 8 quilos. Sua cauda pode chegar a medir 90 centímetros. O macaco bugio: Ele pesa em média 9 quilos de comprimento, sua cauda chega a medir 80 centímetros e seu corpo chega a 70 centímetros de comprimento. O macaco esquilo ou macaco da boca preta: é uma espécie de pequenos macacos diurnos, mede cerca de 30 centímetros de comprimento e vive na região amazônica. Aqui estão algumas fotos de vários tipos de macacos:





Macaco Esquilo ou Macaco da Boca Preta





Macaco Barrigudo





Macaco Prego







Macaco Mono Carvoeiro







Macaco Aranha




Bugio o macaco gritador

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Baleia

A baleia, o ornitorrinco e o golfinho são animais aquáticos, mas também são mamíferos. Por isso posto sobre eles aqui.
Aqui estão alguns tipos de baleias:
Baleia-Comum, Baleia-Azul, Orca, Chacalote e outras.






Baleia-Comum:
Habita o Oceano e o mar aberto, mas predomina no Atlântico Norte. Mede cerca de 30 metros de comprimento e pesa cerca de 150 toneladas. Possui lâminas Córneas, no lugar dos dentes, que filtram a água retirando dela pequenos peixes e crustáceos.


Baleia-Azul:
A baleia-azul é um mesticei pertencente aos rorquais, e é o maior animal que se sabe já ter habitado a Terra. Em média medem entre 23 e 25 metros, mas podem chegar aos 30 de comprimento e pesam cerca de 110 toneladas.

Baleia Orca:
As orcas, tal como a baleia azul são cosmopolitas, habitam em todos os oceanos e em alguns casos as populações são residentes, mantendo-se fiéis a uma área restrita de ocupação. Os machos adultos medem em média 9,5 metros e podem pesar cerca de 8 toneladas, e as fêmeas são bastante menores. A orca é chamada injustamente de "baleia assassina", devido aos seus hábitos alimentares que incluem pinipedes e outros crustáceos.



Baleia Cachalote:
Os machos adultos atingem tamanhos médios entre os 13 e 18 metros enquanto que as fêmeas têm em média 10 e 12 metros. Os cachalotes dispendem 3/4 da vida em actividade alimentar, em busca de presas, e podem permanecer imersos por períodos médios de trinta a sessenta minutos. Também os cachalotes são cosmopolitas, podem ser encontrados em àguas profundas de todos os oceanos, excepto perto dos calotes polares.